sexta-feira, 29 de maio de 2015

Semana do Meio Ambiente - Unicamp !



No dia 28.05.2015 e Equipe da Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, esteve presente na Unicamp, participando das atividades da Semana do meio Ambiente e também comemorando o Dia Internacional do Brincar.

Estiveram com seus jogos e brinquedos feitos com Materiais reutilizáveis, mostrando que com um pouco de criatividade e ideias novas, é possível confeccionar jogos inteligentes, coloridos e que chamam a atenção de todos.

Colocamos aqui, algumas imagens do evento !













quinta-feira, 28 de maio de 2015

Manual de Orientação para Implantação de Ecobrinquedoteca !



Quem acompanha nosso Blog, já percebeu que sempre colocamos imagens de Jogos, Visitas, Vivências e outras Atividades feitas pela Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP.


Implantar uma Ecobrinquedoteca é uma boa forma de conhecer Jogos e Brinquedos, feitos com Materiais reutilizáveis, além de estimular a criatividade e dar um novo enfoque naquilo que utilizamos e descartamos no dia a dia.

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Meio Ambiente, está disponibilizando gratuitamente o Manual de Orientação para implantação de Ecobrinquedoteca.

Este Manual tem Supervisão Técnico-Pedagógica de Emile Miachon e Tereza Miriam Pires Nunes da Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP.

Para os interessados, basta acessar o Link abaixo e baixar gratuitamente o Manual:


Recomendamos !

Tarde de Vivências - 27.05.2015

Estivemos na Ecobrinquedoteca do Parque, localizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim - Campinas SP, para mais uma Tarde de Vivências.

Jogamos 2 partidas de "Sequência " e 1 partida de "Marrakech". Os jogos foram feitos com Materiais Reciclados, mostrando mais uma vez que é possível fazer bons jogos que são vendidos em lojas, utilizando Materiais que normalmente iam parar no Lixo.

Fazer Jogos utilizando estes materiais, embora tenham um resultado simples e muitas vezes rústico, é um bom meio de conhecê-los.

Sobre os 2 Jogos de hoje, "Sequência" é bem mais simples que "Marrakech".

Para aqueles que querem algo lúdico e muito legal, recomendamos os 2, principalmente o "Marrakech".

Jogo Sequência:



Neste jogo, o objetivo é deixar seus marcadores no topo de cada número (1 a 20) do Tabuleiro no final da partida;. Trata-se de um jogo simples de confecção e simples de regras também. Existe uma sorte envolvida, pois os Tiles são distribuidos aleatoriamente, mas a questão é saber quando colocar seus Tiles, quando colocar os Tiles dos adversários, quando colocar valores altos e quando colocar valores baixos.

Realizamos 2 partidas seguidas, sendo que na 2ª partida deixamos as regras um pouquinho mais complicadas.

Jogo matemático de média dificuldade e com boa aceitação por aqueles que jogaram.




Jogo Marrakech:



Este jogo é muito simples, já que você precisa tomas 3 decisões: Direcionar o movimento do "Assam" (Nome que demos ao personagem que anda pelo Tabuleiro). Movimentar "Assam". Colocar um dos 15 Tapetes de sua cor em qualquer casa diagonal onde se encontra "Assam".

Toda vez que"Assam" parar sobre algum Tapete, o dono do Tapete recebe dinheiro de quem movimentou "Assam". Recebe dinheiro na quantidade de "casas" contínuas do Tapete de sua cor. cada jogador começa o jogo com  30 dinheiros. (Utilizamos pecinhas de cerâmica para simbolizá-lo!)

O jogo termina quando todos os jogadores colocarem seus 15 Tapetes no Tabuleiro. Vence o jogo, o jogador que possuir mais dinheiro. Em caso de empate, contam-se a parte visível dos Tapetes de cada jogador e aquele que tiver mais, vence o desempate !



Este jogo tem feito muito sucesso, devido a sua facilidade de aprendizado das regras (Embora hoje discutimos muito sobre um movimento no canto do Tabuleiro).

Vão perceber nas imagens, que os Tapetes feitos de Eva 2mm, acabaram por deixar os Tapetes com muita espessura. O ideal aqui é utilizar pano ou papel fino. Mas deu para jogar numa boa.

Marrakech é bem mais estratégico que o "Sequência".



Recomendamos para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, pois a mecânica é bem fácil e a aceitação por parte daqueles que jogaram foi imediata.



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Conhecendo novos jogos !



Estivemos nesta Terça-feira, dia 12.05.2015, na cidade de Holambra, cidade das Flores, conhecida por sediar a Expoflora todo ano. Fomos conhecer o Studio Educativo, de Anita Houtman.

www.studioeducativo.com



Mais que conhecer, fomos brincar ! E sempre nesses encontros acabamos encontrando novidades bem interessantes em Jogos e Brinquedos.

Destacou-se alguns jogos em Madeira e estamos pensando em como adaptá-los, utilizando Papelão e Materiais que temos na Sucataria da Ecobrinquedoteca do Parque. Alguns até são possíveis de serem feitos. Outros, teremos um pouco de dificuldade, mas cremos ser possível fazer estas adaptações.



Conhecemos e jogamos também alguns Jogos muito interessantes como Triomino, Esconde formas e Katamini, além de outras descobertas que fizemos por lá.

Estes espaços realmente são interessantes, pois, mesmo possuindo uma gama de jogos que podemos encontrar em Lojas pelo Brasil, sempre garimpamos algumas preciosidades.



Passamos uma manhã muito agradável em um lugar simples, bem arrumadinho e com muito espaço e verde à sua volta.

Estas trocas de experiência servem para aperfeiçoar aquilo que fazemos, ter novas idéias, conhecer novos jogos, pessoas novas, lugares novos e saber que neste nosso mundinho lúdico, ainda muito precisamos explorar !



Agradecemos ao Studio Educativo pela acolhida !












quinta-feira, 7 de maio de 2015

Manhã de Vivências - 07.05.2015

Hoje estivemos na Ecobrinquedoteca do Parque - Campinas SP, para mais uma Manhã de Vivências. Desta vez, resolvemos conhecer 3 novos Jogos, e aqui vai algumas palavras sobre cada um deles:

Jogo Raposas e Galinha:

Jogo Raposas e Galinha !

Trata-se de um jogo de corrida, onde o objetivo das 4 Raposas é alcançar a Galinha. A novidade aqui, está em como são utilizados os Dados, já que à sua vez, o Jogador rola 1 Dado e escolhe qual Raposa irá movimentar o resultado obtido neste Dado. Feito isso, repete o processo para as 3 outras Raposas. 

Depois disso, é a vez da Galinha se movimengtar, que também é determinado por um Dado com valores nas faces 2, 2, 3, 3, 3, 4

Houve um vencedor, já que uma Raposa alcançou a Galinha.

Jogo Raposas e Galinha !

Uma característica interessante, é que se a Galinha alcançar alguma Raposa, todos os Jogadores perdem.

Raposas e Galinha é um jogo simples, mas com uma mecânica muito legal, já que muda o enfoque de Jogos de corrida utilizando Dados.

Nos divertimos bastante !

Jogo Raposas e Galinha !

Jogo Ricochets Robots:

Jogo Ricochet Robots !

Este jogo foi o mais complicado no dia de hoje. Trata-se de um Jogo onde 4 Robôs precisam alcançar alguns objetivos que estão espalhados pelo Tabuleiro..

Não utilizamos as regras originais, pois achamos que o jogo ficou bem complicadinho... Fizemos algumas regras alternativas, mas seguindo a estrutura das regras originais. Alguns objetivos foram realmente fáceis, já outros, tivemos problemas sérios.

Joso Ricochet Robots !

Precisamos realizar mais algumas partidas e pegar o jeito dele. 

Valeu a experiência ! Mas mostrou-se um Jogo bem elaborado e com dificuldade média a alta !

Joso Ricochet Robots !

Jogo Aventura no mar profundo (Nome original: Deep Sea Adventure)

Jogo Aventura no mar profundo !

Este jogo foi feito às cegas, pois desde o início já sabíamos que não tinhamos as Regras originais e teríamos de elaborar uma de forma a fazer o jogo funcionar...

Batemos cabeça aqui e ali... Ideias foram surgindo e no final, podemos dizer que chegamos a um resultado muito bom.

Jogo Aventura no mar profundo !

Trata-se de um Jogo, onde existem vários Mergulhadores, que deverão deixar um Submarino e explorar o Oceano para pegar Tesouros.

Temos aqui 2 problemas: Os melhores Tesouros estão mais profundos (Leia-se: Mais longe do Submarino)... Existe uma quantidade limitada de Oxigênio disponível a todos os Jogadores.

Jogo Aventura no mar profundo !

Neste jogo, é interessante saber o que fazer, e principalmente quando voltar ao Submarino com seu Mergulhador, pois somente Tesouros que os Mergulhadores trazem são Pontuados.

Jogamos diversas partidas e foi uma agradável surpresa... Este, com certeza, voltará à mesa muito em breve !

Jogo Aventura no mar profundo !

Jogo Aventura no mar profundo !

sábado, 2 de maio de 2015

Como fazer uma Diversão em 5 imagens ! Jogo "Não Pare" !

Às vezes precisamos realmente de muito pouco para fazer um Jogo divertido e que tem agradado à todos que jogam.

Estamos nos referindo ao Jogo "Não Pare" ! (Nome original: Can't Stop)

As 5 imagens desta postagem, mostra que com um pouco de criatividade e utilizando materiais simples, é possível confeccionar o Jogo e com isso garantir boas horas de diversão !

"Não pare" é um Jogo simples, mas que exige escolhas certas e decisões de quando jogar os Dados e quando parar.

Sucesso absoluto até agora !

Começando o trabalho !

Zamira, como sempre, ajudando !


Colando os adesivos para fazer o Tabuleiro !

Trabalho finalizado !

Diversão garantida !