segunda-feira, 10 de junho de 2013

Caixa de Jogos - PICNIC (Jogo Cooperativo)

JOGO PICNIC
 
Participantes: acima de 5 pessoas, o jogo deve ter um número de participantes maior que o número de peões, forçando a percepção de que neste jogo cooperativo, o jogador não deve se apegar possessivamente a um peão.
Idade: de 6 a 10 anos (ensino fundamental básico - ciclo I).
Componentes: tabuleiro próprio; cinco peões; um dado colorido (sendo quatro faces com cores de acordo com o trajeto e duas faces com o sol).
Objetivo do jogo: chegar no meio da floresta com os quatro participantes, fazer um piquenique e retornar à suas casas antes do pôr do sol. 
Regras:
I - Arrumar os peões em cada casa e o sol no início do percurso;
II - Cada participante lança o dado e move um dos peões até a próxima casa, usando como referência a cor do dado;
III - todos os quatro peões devem chegar ao centro na zona do piquenique; cada jogador ao lançar o dado, deve andar com um dos peões, podendo este mover qualquer um dos peões em jogo para que todos cheguem juntos ao piquenique.
IV - finalmente voltam para suas casas, antes que o sol percorra todas as suas casas. Se o Sol chegar ao final de seu percurso, quem não voltou para casa ficará perdido na floresta
Este jogo é coletivo, portanto cabe ao facilitador esclarecer as regras, observando o entendimento pleno deste conceito na movimentação das peças; ou seja, cada participante pode mover qualquer dos peões visando alcançar mais rapidamente o objetivo. 
Considerações:
  • Os jogadores realizam um pequeno percurso até o centro do tabuleiro, encontram-se para o piquenique e retornam as suas casas antes do pôr do sol. Para definir o deslocamento usa-se um dado com as faces coloridas conforme a tabuleiro.
  • O jogo Piquenique por ser cooperativo, permite desenvolver a solidariedade entre os participantes.
  • Piaget (1977) afirma que a convivência entre "iguais aparece como a origem de um conjunto de noções morais complementares e coerentes, que caracterizam a mentalidade racional". Neste sentido, o autor conclui que há, no campo da justiça, duas morais: a primeira é a moral da autoridade, que é a moral do dever e da obediência; e a segunda, a moral do respeito mútuo, que é a do bem (por oposição ao dever) e da autonomia, que conduz à igualdade, à justiça e à reciprocidade.
  • É possível que no jogo, o companheiro constitua reflexos de tal ou qual sociedade que a criança imagina, e o respeito sentido pelo parceiro honesto pode ser diferente do respeito sentido por um adulto.
  • O respeito unilateral produz sentimentos análogos ao conformismo obrigatório das sociedades inferiores, permanece exterior à consciência e não conduz à obediência efetiva.
  • O respeito gerado em acordo mútuo e à cooperação enraíza-se no interior da consciência e conduz a uma prática solidária efetiva, à medida que se associa com a vontade autônoma (PIAGET, 1977, p. 313).
  • Os jogos cooperativos podem auxiliar a formação da moral na criança, sendo fundamental o papel do educador para estimular esta formação com significado.

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